Isenção de imposto de renda para Youtubers – monetização via adsense

Está gostando? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Então você está buscando informações sobre Isenção de Imposto de Renda para Youtubers – monetização via AdSense?

E será que há isenção de imposto de renda para pessoas físicas que atuam como youtubers?

Olá, criador de conteúdo, tudo bem? Venha cá.

Seja bem-vindo ao Escritório Francel Menezes Contabilidade.

O objetivo desta nossa postagem é chamar a atenção para um tema que gera muitas dúvidas entre os youtubers que recebem ganhos pela monetização de seus vídeos no YouTube.

Certa vez, um criador de conteúdo entrou em contato conosco para esclarecer sobre o limite de isenção de imposto de renda para rendimentos oriundos do exterior, provenientes do programa Google AdSense.

Ele nos informou que já recebia esses ganhos há aproximadamente 3 anos, mas como o total anual sempre ficava abaixo de um determinado valor, ele não buscava um profissional para elaborar e enviar sua declaração de imposto de renda à Receita Federal, acreditando que não tinha obrigação.

Ao solicitarmos a lista de rendimentos desse youtuber para uma análise mais aprofundada, percebemos que, de fato, o total de rendimentos em cada ano ficou abaixo do limite de isenção anual.

No entanto, em cada um dos anos, houve meses em que os rendimentos ultrapassaram o limite mensal. Em 2016, foram 2 meses; em 2017, 4 meses; e em 2018, 6 meses.

Durante a conversa com o cliente, ele desconhecia que também existia um limite mensal de isenção. Ou seja, não sabia que em cada mês de recebimento é necessário calcular o imposto de renda e que, caso haja imposto a pagar por ter ultrapassado o limite mensal, esse imposto deve ser quitado no mês subsequente.

Assim, esse criador de conteúdo deixou de pagar 12 guias de imposto de renda no prazo, nos últimos três anos, e a cada dia que passava, o atraso aumentava, assim como o total de juros. Além disso, havia o risco de que a Receita Federal identificasse a situação e realizasse uma autuação por omissão de rendimentos, o que ainda geraria uma multa de 75% sobre o valor do imposto não pago.

Por fim, explicamos que o correto seria realizar o cálculo dessas 12 guias em atraso, atualizadas com os devidos encargos legais para o pagamento em atraso. Dessa forma, afastaríamos o risco de autuação pela Receita Federal, evitando a aplicação da multa punitiva.

Neste caso, mesmo sem ter a obrigação de entregar a declaração de imposto de renda referente a esses 3 anos, fizemos a transmissão da declaração após a quitação do débito, para que o cliente pudesse obter a restituição total do imposto pago. Isso mesmo. O cliente pagou 12 guias de imposto para regularizar sua situação fiscal e conseguiu a restituição do imposto pago após a entrega da declaração.

Na prática, o que ficou para os cofres públicos foram os encargos legais pagos em função do atraso no recolhimento do imposto e as multas por entrega das declarações fora do prazo.

Em outro caso, a situação foi um pouco diferente. O criador de conteúdo recebia rendimentos do AdSense, não pagava imposto de renda mensalmente por estar abaixo do limite de isenção mensal e, ao fazer sua declaração, informava apenas os rendimentos que recebia de uma empresa onde trabalhava como empregado.

Foi necessário retificar sua declaração e acrescentar os valores do AdSense. Isso gerou uma diferença de imposto a pagar devido à soma dos rendimentos na declaração.

O fato de os rendimentos do AdSense estarem abaixo do limite de isenção mensal durante o ano-calendário não significa que, ao fazer sua declaração, esses rendimentos podem ser deixados de lado. A declaração de imposto de renda é chamada de declaração de ajuste, justamente porque é no momento da entrega que se faz um ajuste para verificar se o contribuinte deve pagar alguma diferença de imposto devido a não ter pago algo anteriormente, ou se deve ser restituído por ter pago mais do que deveria no ano anterior.

E aí… está achando interessante o tema Isenção de Imposto de Renda para Youtubers na monetização via AdSense?

Estamos no Instagram: @francelm_contabilidade

 

POR QUE DEVE-SE CONTRATAR UM CONTADOR ESPECIALIZADO?

Receba orientações de um contador que já possui experiência com diversos outros YOUTUBERS e empreendedores digitais. Receba diretrizes corretas e atualizadas de quem compreende a legislação tributária em geral e as normas do imposto de renda.

Pague o imposto e tributos em geral, calculados de maneira correta, dentro do prazo adequado e com o código correto. Já tivemos experiência com YOUTUBERS que realizaram o cálculo do imposto e efetuaram o pagamento por conta própria, e, por fim, identificamos que o cálculo foi feito de forma incorreta e também com o código errado.

Evite riscos tributários e penalidades de 75% sobre o valor principal do imposto, em caso de autuação pela Receita Federal. Evite pagar imposto em atraso, com acréscimos de juros moratórios e multa por atraso.

Busque a análise de possíveis reduções na base de cálculo do imposto para diminuir seu imposto de renda. Obtenha a restituição do imposto de renda, dependendo do caso.

Receba orientações sobre a melhor maneira de ser tributado, de um contador especializado em Gestão Tributária e com experiência com YOUTUBERS. Nós, da Francel Menezes Contabilidade, podemos regularizar a sua situação e assessorá-lo de forma contínua.

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, oferecemos serviços de contabilidade, consultoria tributária, declaração de imposto de renda pessoa física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa), e registro de marcas para YOUTUBERS, blogueiros, influenciadores digitais, streamers, gamers, cursos online, produtores de conteúdo em geral, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, e diversos outros prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos, etc.

Podemos regularizar sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de quitar seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários.

Caso haja alguma dúvida, basta nos enviar um e-mail ou entrar em contato pelo WhatsApp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutuante desta página.

Temos certeza de que seu objetivo é crescer cada vez mais. Cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

Esta publicação será atualizada periodicamente para trazer mais informações.

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido todos vocês a tomarem conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação de YOUTUBERS, influenciadores digitais, blogueiros, streamers, instagramers, facebookers, twitchers e outros, que destaco abaixo. Nós escrevemos pensando em vocês.

E aí… o que achou do nosso conteúdo sobre Isenção de Imposto de Renda para Youtuber – Monetização via Adsense?

 

 

O que você achou deste nosso conteúdo ?

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.

Conseguiu entender melhor o assunto sobre Isenção de Imposto de Renda para Youtuber – Monetização via Adsense ?

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato.

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo?

Então compartilhe com esta pessoa.

Sabe qual é o nosso maior desejo?

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

______________________________________________________________

Também temos outros artigos, caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.   

Nós escrevemos pensando em vocês.   

Imposto de renda para Camgirls: Como funciona?

Imposto de renda para Streamers: Como declarar?

Imposto de renda para Blogueiros: Como pagar?

Imposto de renda para Gamers: Como regularizar?

Imposto de renda para Influencers Digitais: Como calcular?

Imposto de renda para ganhos do Google Adsense: Como pagar?

Imposto de renda para atores: Como funciona?

Imposto de renda para afiliados: Como pagar?

Imposto de renda para Infoprodutores: Como regularizar?

Imposto de renda para desenvolvedores: Como quitar?

Pensão alimentícia: Como pagar o imposto de renda e declarar?

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade.

______________________________________________________________

Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:  

– Área da Saúde: MédicosPsicólogosFonoaudiólogosDentistasNutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde. 

– Empreendedores digitais: YoutubersinfluencersBlogueirosParceiros do Google adsenseInfoprodutoresAfiliadosGamersStreamersModelos produtoras de conteúdoProfissionais de marketingfreelancersProfissionais de T.IProgramadoresDesenvolvedoresarquitetos e Designers. 

Ah, não deixe de conhecer o nosso Blog de Notícias Empresariais. Nosso primeiro site. 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.  

Escritório Francel Menezes Contabilidade  

E-mail: [email protected]  

Instagram: @francelm_contabilidade  

Canal no youtube  

Site: Francel Menezes Contabilidade

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/  

Telefone (21) 2671-9155 

Assine a nossa Newsletter

Receba atualização e aprenda com os melhores

Aproveite e veja também:

Declaração de imposto de renda - dados necessários
Imposto de renda

Declaração de imposto de renda – dados necessários

Dados necessários para elaborar e transmitir a declaração de imposto de renda pessoa física (influencers, youtubers, streamers, afiliados, monetizze, eduz, hotmart, twitch, facebook, instagram, upwork, steam, edugram, yesirards).

Leia mais »

Válida até 31/12/2024 

Não perca.     

Fale conosco no Whatsapp agora mesmo.