A abertura de um CNPJ pode ser uma estratégia inteligente para criadores de conteúdo que buscam reduzir sua carga tributária e otimizar sua situação financeira.
Neste mundo digital em constante evolução, onde criadores de conteúdo desempenham um papel cada vez mais relevante, entender as nuances fiscais pode ser crucial para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.
Ao abrir um CNPJ, os criadores de conteúdo podem acessar uma série de benefícios fiscais e deduções que não estão disponíveis para pessoas físicas, permitindo-lhes maximizar seus ganhos e reinvestir em seu trabalho.
Abaixo, iremos explicar mais sobre as vantagens de abrir uma empresa.
Tributação PF VS PJ para Criadores de conteúdos
De modo geral, todos os empreendedores digitais têm a opção de trabalhar tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica.
Geralmente, no início, muitos optam por operar como pessoa física até perceberem os benefícios de se tornarem uma empresa. Em outras palavras, de conduzirem seus negócios sob a forma de uma entidade empresarial.
Aqueles que trabalham como pessoa física no Brasil são conhecidos como trabalhadores autônomos e estão sujeitos ao pagamento de diversos tributos mensais, incluindo o Imposto de Renda Pessoa Física (IR), a Contribuição Previdenciária (INSS) e o Imposto sobre Serviços (ISS).
Geralmente, o ônus tributário para os autônomos é mais elevado do que para as empresas. Por exemplo, o imposto sobre a renda de um criador de conteúdos pessoa física pode chegar a aproximadamente 27,5%.
Além disso, somando-se outros tributos, o custo total pode ser ainda mais alto. Enquanto isso, a tributação para criadores de conteúdos que operam como empresa pode ser de apenas 6% sobre os rendimentos no regime do Simples Nacional.
Diante dessas informações, fica a pergunta: abrir uma empresa para criadores de conteúdos vale a pena?
Se desejar explorar essa possibilidade, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp para iniciarmos o processo de abertura da sua empresa. Reduzindo os tributos, você poderá obter um lucro maior.
Vantagens da abertura de empresa para Criadores de conteúdos
Uma das principais vantagens de operar como pessoa jurídica é a possibilidade de optar por regimes tributários mais vantajosos, como o Simples Nacional, que oferece uma carga tributária reduzida e simplificada para pequenas empresas.
Isso pode resultar em economias significativas ao longo do tempo, permitindo que os criadores de conteúdo mantenham mais do seu rendimento líquido para reinvestir em seu crescimento ou para garantir uma maior estabilidade financeira.
A decisão de se tornar uma empresa também é uma declaração de comprometimento e profissionalismo. Uma empresa estabelecida transmite uma imagem de credibilidade, demonstrando aos parceiros comerciais e ao público em geral o empenho sério do criador de conteúdos.
Por último, mas não menos importante, uma empresa oferece uma estrutura sólida, tanto organizacional quanto financeira, para os criadores de conteúdos.
Isso lhes permite uma gestão mais eficiente de suas finanças, possibilita investimentos em seu crescimento profissional e oferece a segurança necessária para planejar a longo prazo, garantindo assim um futuro mais estável e promissor.
Documentos para abrir a empresa do Criador de conteúdos
Os documentos necessários para a abertura de empresa do criador de conteúdos são RG e CPF dos sócios, e espelho do IPTU (parte da frente do IPTU) do imóvel que servirá de endereço para a empresa.
Além disso, serão necessários os seguintes dados:
- Razão social da empresa / nome empresarial
- Nome fantasia da empresa (nome que será de conhecimento do público; pode ser a própria razão social sem a partícula LTDA)
- Descrição detalhada de cada atividade que será realizada na empresa (há aqueles criadores de conteúdos que exercem outras atividades além da sua atividade principal). É preciso descrever para que seja identificado um CNAE (código de atividade econômica que consta no CNPJ) para cada atividade exercida.
- Percentual de participação societária de cada sócio
- Celular de contato de cada sócio com DDD.
- E-mail de cada sócio.
- Telefone de contato da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).
- E-mail da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).
- Representante legal da empresa (representante legal perante os entes tributários).
- Capital social da empresa (capital disponibilizado inicialmente para abertura da empresa).
- Endereço COMPLETO de cada sócio, com CEP.
- Administrador da empresa (podem ser os dois sócios ou apenas um).
- Endereço COMPLETO da empresa (para legalização da empresa em imóvel de natureza residencial, como ponto de referência, é necessário informar no ato de cadastro na prefeitura, que os sócios residem neste endereço que será usado para legalizar a empresa).
- Estado civil dos sócios.
- Regime de casamento dos sócios (cônjuges casados em comunhão total de bens não podem ser sócios entre si).
- Se o endereço da empresa for em edifício, precisaremos do número do certificado dos bombeiros do edifício.
- Número de salas do estabelecimento.