Contabilidade para Consultoria Logística: Como pagar imposto e abrir sua empresa ?

Está gostando? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Neste conteúdo, você encontrará informações relevantes sobre “Contabilidade para Consultoria Logística: Como pagar imposto e abrir sua empresa ?”.

A falta de informações claras sobre como pagar imposto de renda pelos ganhos de Consultores de Logística motivou a criação desta publicação, com o objetivo de esclarecer questões cruciais.

Se você é um Consultor de Logística que recebe rendimentos de pessoas físicas ou do exterior, seja bem-vindo! Este artigo foi feito para te ajudar, abordando temas como imposto de renda, contabilidade e a abertura de empresas voltadas para Consultores de Logística.

Ao longo do texto, vamos explicar suas obrigações fiscais perante a Receita Federal e indicar o melhor caminho a seguir para evitar contratempos.

Após a leitura, você estará mais preparado para aumentar seus ganhos, de maneira segura e eficiente, da seguinte forma:

  1. Evitar multas pesadas da Receita Federal por não cumprir suas obrigações tributárias.
  2. Deixar de pagar juros e multas por atrasos no pagamento do imposto de renda.
  3. Regularizar o pagamento de impostos de maneira mais econômica, dentro da legalidade.
  4. Proteger, cuidar e valorizar seu patrimônio.
  5. Evitar problemas e dores de cabeça com fiscalizações e intimações da Receita Federal, devido ao não cumprimento ou descumprimento inadequado das obrigações tributárias.

 

Além disso, você vai identificar oportunidades de estruturar melhor sua carreira, como a abertura de empresa, o registro de marca, a possibilidade de emitir notas fiscais, contribuir para a aposentadoria e, o mais importante, pagar menos tributos de forma legal.

E para ficar por dentro das novidades, siga-nos no Instagram @francelm_contabilidade.

Vamos lá, sinta-se à vontade!

 

 

1) O Consultor de Logística que recebe rendimentos de pessoas físicas e do exterior precisa pagar imposto?

Sim. O Consultor de Logística é obrigado a pagar o imposto de renda pessoa física mensalmente sobre os rendimentos provenientes de pessoas físicas ou do exterior. A declaração de imposto de renda deve ser entregue no ano seguinte ao ano de recebimento desses valores.

 

2) Qual é o prazo para o pagamento do imposto de renda pelo Consultor de Logística?

Os rendimentos recebidos do exterior pelo Consultor de Logística devem seguir a regra do carnê-leão, ou seja, o imposto de renda pessoa física deve ser pago mensalmente. O pagamento deve ser realizado até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento dos valores.

 

3) Como calcular o imposto de renda do Consultor de Logística?

O cálculo mensal do imposto (carnê-leão) do Consultor de Logística é feito com base em alíquotas que variam entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, dependendo do valor recebido. O imposto deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento, conforme mencionado anteriormente, por meio de DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal).

 

4) Quais vantagens um escritório de contabilidade especializado pode oferecer ao Consultor de Logística?

Se você trabalha como Consultor de Logística, o mais recomendado é procurar um escritório de contabilidade especializado em sua área. Esses escritórios possuem experiência com vários Consultores de Logística, lidando com diversas situações, o que torna mais fácil entender e resolver a sua situação fiscal.

A legislação tributária brasileira é complexa e cheia de particularidades. Ao contar com a orientação de um escritório que estuda as regras fiscais aplicáveis à sua profissão, você terá acesso às melhores orientações. Além disso, um escritório com vasta experiência com Consultores de Logística pode promover networking entre seus clientes quando necessário.

 

5) O que fazer caso o Consultor de Logística não tenha pago o imposto de renda mensalmente pelo carnê-leão?

Se o Consultor de Logística não pagou o imposto mensalmente conforme a regra do carnê-leão, ele deve calcular o imposto devido, acrescido de juros e multa, para regularizar sua situação fiscal com a Receita Federal. O ideal é que isso seja feito antes da fiscalização da Receita Federal, e nós podemos ajudar com esse cálculo. Para mais informações, entre em contato pelo nosso WhatsApp empresarial (21) 97254-3286 ou clique aqui.

 

6) Como o Consultor de Logística deve regularizar o pagamento do imposto em atraso?

O imposto de renda devido, referente aos rendimentos recebidos de pessoas físicas e do exterior, deverá ser atualizado com juros SELIC e acrescido de multa de mora de 0,33% (com limite na multa), para que o pagamento em atraso seja regularizado.

 

7)  Como fazer a declaração de imposto de renda do Consultor de Logística?

A declaração de imposto de renda do Consultor de Logística deve ser enviada à Receita Federal no ano subsequente ao período de recebimento dos rendimentos.

Ou seja, o pagamento do imposto ocorre mensalmente, durante o ano em que os rendimentos do exterior são recebidos, por meio da regra do carnê-leão. No ano seguinte, é necessário fazer a entrega da declaração de imposto de renda.

O prazo para a entrega da declaração é até o dia 30 de abril do ano seguinte ao ano calendário.

Se esse prazo for perdido, a entrega e a transmissão da declaração ainda podem ser feitas posteriormente, mas o Consultor de Logística terá que pagar uma multa de R$ 165 pela entrega em atraso.

 

8. O Consultor de Logística pode receber a restituição do imposto de renda no ano seguinte, após ter pago o imposto com base no carnê-leão?

Sim, o Consultor de Logística pode receber a restituição do imposto de renda ao entregar a declaração. No momento de elaborar a declaração, é calculado o valor definitivo do imposto sobre os rendimentos recebidos no ano anterior.

Se o valor calculado for inferior ao montante pago durante o ano, o excesso pago será restituído ao Consultor de Logística pela Receita Federal.

Exemplo:

-Imposto pago pelo Consultor de Logística via carnê-leão em 2020: R$ 11.000,00 (total dos 12 meses)

-Imposto definitivo apurado na declaração de IR do Consultor de Logística em 2021: R$ 7.000,00

-Valor da restituição: R$ 4.000,00

 

9. Quais despesas podem ser deduzidas no cálculo do imposto de renda?

Existem despesas que podem ser deduzidas mensalmente no carnê-leão do Consultor de Logística e outras que só podem ser deduzidas na declaração anual de imposto de renda.

A legislação do imposto de renda determina quais despesas podem ser deduzidas e também impõe restrições sobre algumas delas.

Por isso, é recomendável que o Consultor de Logística consulte um contador para avaliar as despesas que podem ser utilizadas para reduzir o imposto a pagar.

No Escritório Francel Menezes Contabilidade, podemos auxiliar você nesse processo.

Não acumule dúvidas sobre “Contabilidade para Consultoria Logística: Como pagar imposto e abrir sua empresa ?”.

 

10. Por que o Consultor de Logística não deve omitir seus rendimentos à Receita Federal?

Se o Consultor de Logística deixar de declarar seus rendimentos, a Receita Federal, ao identificar essa omissão, cobrará o imposto devido, acrescido de juros e uma multa de 75% do valor não pago.

Como os rendimentos vêm do exterior, a Receita Federal já tem conhecimento da entrada desses valores no país. Além disso, os bancos informam à Receita Federal sobre os saldos e movimentações bancárias das pessoas físicas por meio de declarações regulares.

 

11. Quais são as vantagens de abrir uma empresa para o Consultor de Logística?

Uma das principais vantagens de abrir uma empresa para o Consultor de Logística é a redução na carga tributária, quando comparado ao pagamento de tributos como pessoa física.

Enquanto a tributação para pessoa física pode chegar a 27,5% dos rendimentos, ao atuar como empresa (pessoa jurídica), a tributação pode ser reduzida a partir de 6%, dependendo do regime escolhido, como o Simples Nacional, por exemplo.

No caso das empresas enquadradas no Simples Nacional, a alíquota aplicada varia conforme a atividade desempenhada e o patamar de tributação em que a empresa se encontra.

No Brasil, as empresas podem ser tributadas pelo regime de Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Uma contabilidade especializada em empreendedores digitais pode orientar o Consultor de Logística sobre a melhor forma de atuar como pessoa jurídica, buscando a opção mais econômica e em conformidade com as normas tributárias.

Outras vantagens da abertura de uma empresa para o Consultor de Logística podem ser conferidas neste conteúdo que preparamos:

Quando um Consultor de Logística nos procura, geralmente o processo segue estas etapas:

a) Regularização dos impostos devidos enquanto pessoa física até o momento;
b) Abertura da empresa para que ele passe a atuar e pagar tributos como pessoa jurídica.

 

12. Como abrir uma empresa para o Consultor de Logística?

A abertura de uma empresa para o Consultor de Logística envolve o registro e a formalização dos atos constitutivos da empresa em diversos órgãos federais, estaduais e municipais.

Ao entrar em contato conosco pelo telefone (21) 97254-3286 ou clicando aqui, fornecemos todas as informações necessárias sobre o processo de abertura da empresa, incluindo prazos e custos envolvidos.

Podemos realizar todo o processo de legalização da sua empresa, do início ao fim, independentemente de sua localização, atendendo em todo o Brasil.

 

13. Qual CNAE deve ser utilizado ao abrir uma empresa para o Consultor de Logística?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

A tabela CNAE é composta por códigos que representam atividades econômicas, organizada e administrada pelo IBGE, e é utilizada para o registro e legalização da sua empresa nos órgãos competentes.

Quando solicitarmos seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal, indicaremos os códigos de atividades adequados para o que você exerce.

Você não precisará se preocupar em pesquisar ou identificar os códigos de CNAE, pois faremos isso por você.

A escolha correta desses códigos influencia diretamente na tributação da sua empresa.

 

11 VANTAGENS DE ABRIR UMA PESSOA JURÍDICA (EMPRESA) PARA CONSULTOR DE LOGÍSTICA

Confira os principais benefícios ao abrir uma empresa para um Consultor de Logística:

 

  1. Redução da carga tributária, que para pessoas jurídicas é mais baixa do que a de pessoas físicas, que pode alcançar até 27,5%.
  2. Possibilidade de emissão de notas fiscais, um requisito frequentemente exigido por clientes ao contratar Consultores de Logística.
  3. Contribuição para a Previdência Social (INSS) com valor reduzido, já que a taxa para sócios de empresas é de 11% sobre o salário mínimo, enquanto para autônomos é de 20%.
  4. Em caso de falência ou dívidas, o patrimônio pessoal dos sócios de uma empresa (Sociedade Limitada ou EIRELI) é protegido, garantindo segurança financeira.
  5. Acesso a planos com custos mais acessíveis, como planos de saúde e telefonia.
  6. Maior credibilidade no mercado, pois atuar como pessoa jurídica (CNPJ) transmite mais confiança aos clientes e contratantes.

 

Além disso, para aqueles que também realizam atividades comerciais, há os seguintes benefícios:

 

  1. Maior prazo para pagamento a fornecedores.
  2. Descontos mais vantajosos na compra de mercadorias para revenda.
  3. Descontos em fornecedores de materiais de uso e consumo.
  4. Condições mais favoráveis para obter crédito, como empréstimos e financiamentos.
  5. Possibilidade de participar de licitações, ampliando as oportunidades de negócios.

 

Oferecemos condições excelentes para a abertura de empresa para Consultor de Logística. Além disso, você pode utilizar o endereço da nossa sede como o endereço da sua empresa, o que pode ser uma grande vantagem para você.

 

Como registrar a marca de um Consultor de Logística?

A Lei nº 9.279 de 1996 regula os direitos e deveres relativos à propriedade industrial.

De acordo com o artigo 129 dessa lei, a propriedade da marca é adquirida por meio de um registro válido emitido por um órgão competente, garantindo ao titular o uso exclusivo da marca em todo o território nacional.

Isso significa que o registro da sua marca traz uma série de benefícios e direitos para o Consultor de Logística, tais como:

  • Direito de uso exclusivo da marca;
  • Direito de notificar e proibir terceiros de utilizarem sua marca sem autorização;
  • Proteção e valorização de sua ideia;
  • Valorização do seu patrimônio;
  • Valorização do seu investimento;
  • Proteção da marca como um ativo, que pode se tornar valioso à medida que sua reputação cresce;
  • Direito de licenciar, vender ou ceder a marca;
  • Direito de impedir o registro de marcas idênticas ou semelhantes;
  • Direito à indenização em certas circunstâncias;
  • Prevenção do registro de sua marca por terceiros no mesmo segmento de atuação;
  • Aumento da credibilidade no mercado e maior lealdade dos clientes;
  • Prevenção de confusão entre sua marca e os produtos ou serviços de concorrentes;
  • Eliminação do risco de ter sua marca suspensa ou alterada.

 

Não é interessante, não? Podemos registrar sua marca e garantir todos esses benefícios.

Esperamos que este conteúdo sobre “Contabilidade para Consultoria Logística: Como pagar imposto e abrir sua empresa ?” esteja te ajudando.

 

COMO A FRANCEL MENEZES CONTABILIDADE PODE TE AJUDAR?

Acredito que você tenha percebido diversas oportunidades ao longo deste conteúdo, como:

  • Regularizar o pagamento de seu imposto de renda pendente.
  • Organizar a sua declaração de imposto de renda.
  • Possibilidade de solicitar a restituição do imposto de renda.
  • Reduzir impostos ao abrir uma empresa para atuar.
  • Maximizar seus lucros ao diminuir despesas.
  • Evitar juros, multas, penalidades e autuações da Receita Federal.
  • Contribuir para a sua aposentadoria (INSS) de maneira mais econômica.
  • Reduzir ou até eliminar riscos tributários que talvez você não conhecesse.
  • Proteger seu patrimônio com o registro da sua marca.

 

Entre em contato conosco agora mesmo para cuidarmos de tudo o que você precisa, pelo WhatsApp no número (21) 97254-3286 ou clicando aqui.

 

O que você achou deste nosso conteúdo ?

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.

Conseguiu entender melhor o assunto sobre Contabilidade para Consultoria Logística: Como pagar imposto e abrir sua empresa ?

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato.

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo sobre Contabilidade para Consultoria Logística: Como pagar imposto e abrir sua empresa ?

Então compartilhe com esta pessoa.

Sabe qual é o nosso maior desejo?

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

______________________________________________________________

Também temos outros artigos, caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.   

Nós escrevemos pensando em vocês.   

Imposto de renda para Camgirls: Como funciona?

Imposto de renda para Streamers: Como declarar?

Imposto de renda para Blogueiros: Como pagar?

Imposto de renda para Gamers: Como regularizar?

Imposto de renda para Influencers Digitais: Como calcular?

Imposto de renda para ganhos do Google Adsense: Como pagar?

Imposto de renda para atores: Como funciona?

Imposto de renda para afiliados: Como pagar?

Imposto de renda para Infoprodutores: Como regularizar?

Imposto de renda para desenvolvedores: Como quitar?

Pensão alimentícia: Como pagar o imposto de renda e declarar?

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade.

______________________________________________________________

Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:  

– Área da Saúde: MédicosPsicólogosFonoaudiólogosDentistasNutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde. 

– Empreendedores digitais: YoutubersinfluencersBlogueirosParceiros do Google adsenseInfoprodutoresAfiliadosGamersStreamersModelos produtoras de conteúdoProfissionais de marketingfreelancersProfissionais de T.IProgramadoresDesenvolvedoresarquitetos e Designers. 

Ah, não deixe de conhecer o nosso Blog de Notícias Empresariais. Nosso primeiro site. 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.  

Escritório Francel Menezes Contabilidade  

E-mail: [email protected]  

Instagram: @francelm_contabilidade  

Canal no youtube  

Site: Francel Menezes Contabilidade

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/  

Telefone (21) 2671-9155

Assine a nossa Newsletter

Receba atualização e aprenda com os melhores

Aproveite e veja também:

Declaração de imposto de renda - dados necessários
Imposto de renda

Declaração de imposto de renda – dados necessários

Dados necessários para elaborar e transmitir a declaração de imposto de renda pessoa física (influencers, youtubers, streamers, afiliados, monetizze, eduz, hotmart, twitch, facebook, instagram, upwork, steam, edugram, yesirards).

Leia mais »

Válida até 31/12/2024 

Não perca.     

Fale conosco no Whatsapp agora mesmo.