Como o especialista em Power Automate deve pagar imposto de renda e abrir sua empresa ?

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Olá, você está em busca de informações sobre Como o especialista em Power Automate deve pagar imposto de renda e abrir sua empresa ?

Diante da escassez de informações sobre o pagamento de imposto de renda para especialistas em Power Automate da Microsoft, que atuam na automatização de fluxos de trabalho, decidimos criar este artigo para esclarecer algumas dúvidas importantes.

Se você é especialista em Power Automate e recebe rendimentos de pessoas físicas ou empresas, este conteúdo foi feito especialmente para você.

Nosso objetivo é ajudar a entender melhor suas obrigações fiscais, as questões relacionadas à contabilidade e à abertura de empresas voltadas para especialistas em Power Automate.

Neste artigo, abordaremos suas responsabilidades tributárias perante a Receita Federal do Brasil, além de oferecer orientações sobre o melhor caminho a seguir.

Ao concluir a leitura, você terá mais clareza sobre como aumentar seus ganhos de forma legal e eficiente:

  1. Evitar pesadas multas da Receita Federal por descumprimento das obrigações fiscais.
  2. Evitar juros e multas por atraso no pagamento do imposto.
  3. Pagar o imposto de forma mais econômica, de acordo com as normas tributárias.
  4. Proteger e valorizar seu patrimônio.
  5. Evitar problemas, desgastes e complicações com fiscalizações e intimações da Receita Federal devido ao não cumprimento das obrigações tributárias ou ao cumprimento inadequado.

 

Além disso, você verá como a abertura de uma empresa, o registro de marca, a emissão de notas fiscais e a contribuição para a aposentadoria podem representar uma forma mais estruturada e vantajosa de atuar, com a possibilidade de pagar menos tributos de maneira legal.

E para ficar por dentro das novidades, nos acompanhe no Instagram @francelm_contabilidade.

Agora, vamos ao conteúdo. Fique à vontade!

 

O QUE FAZ UM ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE?

De acordo com o site Trinapse, O Power automate é um serviço que auxilia na criação de fluxos de trabalho automatizados aumentando a eficiência do seu serviço.

De forma mais técnica, a página da Microsoft define o que é o Power automate da seguinte forma:

” O Power Automate permite automatizar aplicativos da web e de desktop em sua área de trabalho do Windows, imitando as ações da interface do usuário, como cliques e entrada do teclado. Você também pode combinar essas ações com suporte predefinido para aplicativos como o Excel para ajudar a automatizar tarefas repetitivas.”

Portanto, em palavras simples, um Especialista em Power Automate é aquele profissional que automatiza os fluxos de trabalho entre aplicativos e serviços procurando evitar muitas ações repetitivas.

 

ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE: COMO PAGAR O IMPOSTO DE RENDA?

O especialista em Power Automate, pessoa física, que desenvolve fluxos de trabalho automatizados e recebe rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior, deve pagar o imposto de renda pessoa física.

Os percentuais de imposto de renda aplicáveis a esses rendimentos variam entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, dependendo do volume e do nível dos rendimentos. Esses valores podem parecer elevados, não é mesmo?

O imposto de renda é considerado progressivo, pois a alíquota aumenta conforme o aumento dos rendimentos. Ou seja, quanto maiores os rendimentos do especialista em Power Automate, maior será a porcentagem de imposto a ser paga.

Para o pagamento do imposto de renda, existe uma regra específica que deve ser seguida, uma vez que esses rendimentos provêm principalmente de outras pessoas físicas ou de contratantes no exterior.

Essa regra é conhecida como “carnê-leão”, que obriga o pagamento mensal do imposto de renda, realizado pelo próprio contribuinte. Em outras palavras, é necessário calcular e pagar o imposto por conta própria.

Para facilitar o entendimento dessa regra, vamos comparar com outra situação:

  1. Empregado de pessoa jurídica (empresa): Nesse caso, a empresa é responsável por calcular o imposto de renda do empregado mensalmente, descontá-lo do salário no momento do pagamento e recolher o valor para a Receita Federal. A empresa é quem realiza o pagamento do IR do empregado.

  2. Especialista em Power Automate pessoa física, que recebe rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior: Aqui, o especialista é responsável por calcular e pagar o imposto de renda. O imposto deve ser calculado mensalmente pelo próprio especialista ou pelo escritório de contabilidade contratado, e recolhido diretamente à Receita Federal.

 

Agora ficou claro a diferença, certo?

O principal ponto é que a responsabilidade pelo cálculo e pagamento do imposto recai sobre o especialista em Power Automate, ou sobre o contador contratado para essa tarefa.

A seguir, detalharemos mais sobre a regra aplicada ao imposto de renda dos especialistas em Power Automate, que desenvolvem fluxos de trabalho automatizados.

 

ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE: COMO PAGAR O CARNÊ-LEÃO?

Como mencionado anteriormente, o especialista em Power Automate que atua como pessoa física e recebe rendimentos de fontes pagadoras no exterior ou de pessoas físicas no Brasil deve calcular o imposto de renda mensalmente e efetuar o pagamento no mês seguinte, caso haja imposto a pagar. Essa obrigação é chamada de “carnê-leão”.

E se houver imposto a pagar? Como funciona isso?

A explicação é simples: rendimentos recebidos até um certo limite são isentos de imposto de renda mensal. Ou seja, se no mês os valores recebidos ultrapassarem esse limite, será necessário pagar o imposto. Caso contrário, se os rendimentos ficarem abaixo desse valor, não haverá imposto a pagar.

Porém, se você recebe rendimentos de uma pessoa jurídica (empresa) residente no Brasil, a regra muda. Nesse caso, é importante consultar o seu contador para avaliar a melhor forma de manter sua regularidade fiscal junto à Receita Federal.

 

ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE: COMO CALCULAR O CARNÊ-LEÃO?

O cálculo mensal do imposto (carnê-leão) para o especialista em Power Automate, pessoa física, é realizado aplicando alíquotas que variam entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, dependendo do valor recebido. O imposto deve ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento dos rendimentos, por meio de DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal).

Considerando a alta carga tributária, com alíquotas bastante elevadas, o ideal é que o especialista em Power Automate, que recebe rendimentos como pessoa física, busque avaliar a possibilidade de abrir uma empresa (pessoa jurídica) para continuar exercendo suas atividades.

Além dos outros benefícios que surgem ao organizar-se sob a forma empresarial, a carga tributária será bem mais baixa. E economia é sinônimo de lucro. Dinheiro no bolso!

Abaixo, listamos 11 benefícios da abertura de empresa para esclarecer ainda mais esse tema, que pode representar uma mudança significativa na vida profissional de muitos, principalmente devido à economia gerada.

Portanto, se você está com o carnê-leão e o recolhimento do imposto em atraso, podemos ajudar a regularizar sua situação fiscal. Calculamos os valores, apresentamos as formas e alternativas de pagamento para que você fique em dia com a Receita Federal e tenha a possibilidade de abrir sua empresa.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp, no número (21) 97254-3286, ou clique aqui.

 

ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE: COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?

Gostaríamos de esclarecer a diferença entre o carnê-leão e a declaração de imposto de renda para o Especialista em Power Automate.

É importante não confundir a obrigatoriedade do cálculo mensal do imposto (carnê-leão) com a obrigatoriedade da entrega anual da Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.

O carnê-leão não envolve uma declaração mensal de imposto de renda, mas sim o cálculo mensal obrigatório do imposto e o recolhimento, caso haja imposto a pagar.

Muitos clientes têm nos procurado com dúvidas devido a conteúdos que abordam erroneamente o tema.

A Declaração de Imposto de Renda, ou declaração de ajuste, para Especialista em Power Automate pessoa física, é feita anualmente, entre 1º de março e 30 de abril do ano seguinte, desde que o profissional se enquadre nos critérios de obrigatoriedade da Receita Federal. Nessa declaração, são consolidadas as informações de rendimentos, impostos pagos via carnê-leão, despesas que podem reduzir o imposto, e informações patrimoniais (bens, direitos e obrigações).

Para facilitar o entendimento, vamos usar um exemplo:

Exemplo: Um Especialista em Power Automate pessoa física recebeu R$ 10.000,00 de pessoas físicas (ou do exterior) por cada mês de 2019.

Aqui estão algumas dúvidas comuns dos Especialistas em Power Automate sobre o imposto de renda:

 

a) Qual procedimento o Especialista em Power Automate deveria seguir em 2019?

Resposta: O especialista deveria ter calculado o imposto de renda mensalmente em 2019, com o pagamento realizado no mês seguinte, de acordo com a regra do carnê-leão. O imposto referente a janeiro de 2019 foi devido até fevereiro de 2019, e assim por diante.

 

b) Qual procedimento adotar em 2020?

Resposta: Em 2020, o especialista deverá preencher e entregar a declaração de imposto de renda à Receita Federal, informando todos os rendimentos recebidos em 2019, os impostos pagos, bens, direitos e obrigações. A declaração pode gerar imposto a pagar, restituição ou nenhum valor a pagar ou restituir.

Observação: Este é um exemplo simplificado, e não estamos abordando aqui o cálculo exato do imposto ou o valor devido.

 

c) E se o Especialista em Power Automate não pagar o imposto de renda?

Resposta: Se a Receita Federal identificar a falta de pagamento do imposto e a omissão de rendimentos, poderá cobrar o imposto devido, acrescido de juros SELIC e uma multa de 75% sobre o valor não pago. A Receita tem até 5 anos para fiscalizar e cobrar esses impostos. Por exemplo, a receita de 2019 pode ser cobrada até 31 de dezembro de 2024.

 

d) A Receita Federal pode deixar de cobrar o imposto de renda do Especialista em Power Automate?

Resposta: Não. A Receita Federal tem a obrigação de fiscalizar e cobrar o imposto. Ela recebe informações de diversas fontes, como movimentações bancárias, que podem identificar quem não está pagando corretamente. Para entender melhor como a Receita Federal pode identificar esses casos, recomendamos a leitura de nosso conteúdo sobre o tema.

 

Dica final para o Especialista em Power Automate:

1) Se você não pagou o imposto conforme a regra do carnê-leão em algum ano, entre em contato conosco para regularizar a sua situação, tanto o cálculo mensal quanto a declaração.

 

2) Se você acha que o valor pago de imposto está alto, entre em contato conosco para orientações sobre formas mais econômicas de exercer a sua atividade e abrir sua empresa.

 
Entre em contato conosco pelo WhatsApp, no número (21) 97254-3286, ou clicando aqui.
 

ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE: QUAIS DESPESAS PODEM SER DEDUZIDAS NO CARNÊ-LEÃO E NA DECLARAÇÃO DE IR?

É importante destacar que a legislação tributária estabelece as deduções (abatimentos) que podem ser feitas para reduzir a base de cálculo do imposto de renda do Especialista em Power Automate.

Algumas deduções podem ser aplicadas mensalmente no carnê-leão, enquanto outras são feitas anualmente, na declaração de imposto de renda, como despesas com educação, plano de saúde, médicos, dentistas, terapias, entre outras.

Recentemente, ao analisarmos o caso de um cliente, conseguimos reduzir significativamente o imposto a pagar utilizando as deduções previstas pela lei.

No entanto, não vamos nos aprofundar muito aqui, pois as deduções variam de caso para caso, e existem várias restrições. Por exemplo, algumas despesas não podem ser deduzidas nem mensalmente, nem anualmente, como gastos com farmácia, saúde de pessoas que não são dependentes na declaração de IR, alimentação, entre outros.

Nosso objetivo é apenas alertá-lo sobre a importância de considerar essas deduções, sempre avaliadas de forma individual.

Por isso, é fundamental que você conte com uma contabilidade especializada em Especialista em Power Automate pessoa física, para que possamos analisar o seu caso e aplicar todas as deduções legais, ajudando a reduzir o seu imposto.

 

ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE: COMO RECEBER A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PAGO?

Como mencionado anteriormente, durante o ano calendário, o Especialista em Power Automate pessoa física deve calcular mensalmente o imposto de renda sobre os rendimentos recebidos, com o vencimento do imposto no mês seguinte ao recebimento.

No ano seguinte ao ano calendário, é necessário avaliar se o Especialista em Power Automate se enquadra nas regras de obrigatoriedade para entregar (transmitir à Receita Federal) a Declaração de Imposto de Renda ou não.

Em muitos casos, ao elaborarmos a Declaração de Imposto de Renda em nosso Escritório, verificamos que o Especialista em Power Automate tem imposto a restituir, ou seja, a Receita Federal devolve parte ou a totalidade do imposto pago no ano anterior.

Muitos Especialistas em Power Automate, por não se enquadrarem nas regras de obrigatoriedade, acabam deixando de transmitir a declaração, sem saber que podem ter direito à restituição do imposto pago no ano anterior.

Por isso, não deixe de solicitar uma avaliação do seu caso à nossa equipe.

E então, você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de contratar uma contabilidade especializada em empreendedores digitais?

 

ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE: COMO ABRIR A SUA EMPRESA?

O Especialista em Power Automate que deseja abrir sua empresa deve registrar os atos constitutivos da empresa nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial do Estado (ou cartório, dependendo da forma de atuação da empresa);
  • Receita Federal do Brasil, para obtenção do CNPJ;
  • Sefaz (caso seja comércio);
  • Prefeitura, para obtenção do alvará.
 

Além disso, dependendo das atividades exercidas, pode ser necessário obter licenças específicas em outros órgãos.

O processo de legalização da empresa de um Especialista em Power Automate exige que, antes dos trâmites nos órgãos, sejam definidas algumas informações importantes, como:

  • Código de cada atividade que será exercida pela empresa;
  • Definição da razão social;
  • Definição do nome fantasia;
  • Definição da natureza jurídica da empresa;
  • Definição do porte da empresa (ME ou EPP), entre outros.
 

Ou seja, é necessária uma avaliação detalhada e técnica do negócio do Especialista em Power Automate para definir todas as características que constarão nos documentos da empresa, os quais serão levados a registro nos órgãos competentes.

Nosso escritório possui vasta experiência na abertura, alteração, baixa e regularização de empresas e pode realizar toda a análise necessária para definir essas características e, em seguida, realizar os trâmites para legalizar a empresa do Especialista em Power Automate.

Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato através do nosso WhatsApp.

 

CONTABILIDADE PARA ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, oferecemos os seguintes serviços:

  • Contabilidade para Especialista em Power Automate;
  • Declaração de imposto de renda pessoa física para Especialista em Power Automate;
  • Carnê-leão para Especialista em Power Automate;
  • Abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa, entre outras) para Especialista em Power Automate;
  • Registro de marcas para Especialista em Power Automate;
  • Parcelamentos na Receita Federal;
  • Assessoria e consultoria tributária;
  • Assessoria e consultoria trabalhista;
  • Assessoria e consultoria empresarial.

 

Atendemos clientes em todo o Brasil.

 

9 VANTAGENS EM CONTRATAR UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA EM EMPREENDEDORES DIGITAIS

Por que contratar uma contabilidade especializada em empreendedores digitais?

Confira abaixo 9 vantagens:

  1. Conte com a experiência de um contador que já atendeu diversos empreendedores digitais em diferentes nichos. A experiência faz toda a diferença.
  2. Pague o imposto corretamente, com o cálculo preciso e o código adequado. Já atendemos clientes que calcularam e pagaram o imposto por conta própria, mas ao revisar, encontramos erros no cálculo e no código. A apuração de tributos é um trabalho técnico.
  3. Evite juros e multas por pagamento em atraso.
  4. Evite penalidades da Receita Federal. Caso identifique a falta de pagamento de imposto e caracterize omissão de rendimentos, você poderá ser multado em até 75% do valor do imposto devido.
  5. Podemos regularizar sua situação fiscal junto à Receita Federal, caso tenha deixado de pagar impostos nos meses anteriores.
  6. Receba orientações precisas de uma equipe especializada e atualizada, que conhece as normas tributárias específicas para sua atividade.
  7. Conte com profissionais capacitados para avaliar e orientar sobre a melhor forma de exercer sua profissão, pagando menos tributos e sem correr riscos fiscais.
  8. Obtenha orientação sobre a melhor forma de tributação com um contador especializado em Gestão Tributária, tributos federais, auditoria e controladoria, com experiência em empreendedores digitais.
  9. Já regularizamos a situação fiscal de centenas de empreendedores digitais.

 

Agora que você conhece essas vantagens, ficou claro a diferença que uma contabilidade especializada pode fazer?

 

CONTABILIDADE DIGITAL (ON-LINE) PARA ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE

Ao contratar uma contabilidade digital (on-line) para um Especialista em Power Automate, todo o atendimento é feito de forma prática e ágil, por telefone, e-mail e WhatsApp.

Atendemos clientes de todo o Brasil, de diversos segmentos.

Nosso serviço é voltado para gestores de tráfego online, youtubers, blogueiros, influenciadores digitais, streamers, gamers, Instagramers, Facebookers, produtores de conteúdo em plataformas como YouTube, sites, blogs, Twitch, Mixer, produtores de cursos online, afiliados, profissionais de marketing, desenvolvedores de sites, aplicativos, softwares, plataformas digitais, além de diversos prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos, entre outros.

Se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato pelo WhatsApp, no número (21) 97254-3286, ou clique aqui.
 

11 BENEFÍCIOS NA ABERTURA DE UMA PESSOA JURÍDICA (EMPRESA) PARA ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE

Os principais benefícios e vantagens na abertura de uma empresa para um Especialista em Power Automate incluem:

  1. Menor carga tributária: Comparado à carga tributária das pessoas físicas, que pode chegar a 27,5%, a tributação de uma empresa tende a ser mais vantajosa.
  2. Emissão de notas fiscais: A possibilidade de emitir notas fiscais facilita a formalização do seu trabalho, sendo uma exigência para muitos clientes.
  3. Contribuição para a previdência social (INSS): A contribuição mínima exigida para o sócio ou titular de uma empresa é de 11% sobre o salário mínimo, enquanto que para a pessoa física autônoma, a contribuição é de 20%.
  4. Preservação do patrimônio pessoal: No caso de uma empresa (Sociedade Limitada ou Eireli), o patrimônio pessoal dos sócios fica protegido em caso de dívidas ou falência, o que é uma grande vantagem.
  5. Acesso a planos mais acessíveis: Ao abrir uma empresa, você pode contratar planos de saúde, telefonia e outros serviços com custos mais baixos.
  6. Maior credibilidade no mercado: Ter um CNPJ passa mais segurança e confiança para seus clientes e contratantes.

 

Além disso, para aqueles que também atuam no comércio, outros benefícios incluem:

  1. Maior prazo de pagamento junto aos fornecedores;
  2. Descontos maiores em mercadorias para revenda;
  3. Descontos em materiais de uso e consumo;
  4. Melhores condições de crédito com empréstimos e financiamentos em instituições financeiras;
  5. Possibilidade de participar de licitações, abrindo novas oportunidades de negócio.

 

Oferecemos condições excelentes para a abertura de empresa para Especialistas em Power Automate. Além disso, você poderá utilizar o endereço da nossa sede como o endereço da sua empresa, o que pode ser uma grande vantagem para você.

 

13 BENEFÍCIOS DO REGISTRO DE MARCAS PARA ESPECIALISTA EM POWER AUTOMATE

Como registrar a marca de um Especialista em Power Automate?

A Lei nº 9.279 de 1996 regula os direitos e obrigações relacionados à propriedade industrial. De acordo com o artigo 129 dessa lei, a propriedade da marca é adquirida por meio do registro emitido por um órgão competente, garantindo ao titular o uso exclusivo da marca em todo o território nacional.

Em outras palavras, ao registrar sua marca, o Especialista em Power Automate garante os seguintes benefícios e direitos:

  • Direito de uso exclusivo da marca;
  • Direito de notificar e impedir que terceiros usem sua marca sem autorização;
  • Proteção e valorização da sua ideia e do seu patrimônio;
  • Valorização do seu investimento, protegendo sua marca como um ativo que pode se tornar muito valioso ao longo do tempo;
  • Direito de licenciar, alugar ou alienar a marca, gerando receita;
  • Direito de impedir que terceiros registrem sinais idênticos ou semelhantes à sua marca;
  • Direito à indenização em algumas situações;
  • Evita o registro indevido da sua marca por concorrentes no mesmo ramo de atuação;
  • Aumento da credibilidade no mercado e maior fidelização de clientes;
  • Evita confusão entre os clientes com produtos ou serviços de concorrentes;
  • Previne o risco de suspensão do uso da marca ou mudanças indesejadas.

 

Interessante, não é? Podemos registrar a sua marca e garantir que você desfrute de todos esses benefícios.

 

COMO A FRANCEL MENEZES CONTABILIDADE PODE TE AJUDAR?

Bom, acredito que você tenha identificado diversas oportunidades ao longo deste conteúdo, como:

  • Regularização do pagamento do seu imposto de renda em atraso.
  • Regularização da sua declaração de imposto de renda.
  • Possibilidade de obter a restituição do imposto de renda.
  • Redução de impostos ao constituir uma empresa para atuar.
  • Maximização do seu lucro por meio da redução de despesas.
  • Evitar juros, multas, penalidades e autuações da Receita Federal.
  • Possibilidade de contribuir para a sua aposentadoria (INSS) de forma mais econômica.
  • Redução e extinção de riscos tributários que talvez você nem conhecesse.
  • Proteção do seu patrimônio por meio do registro da sua marca.

 

Agora, entre em contato conosco para providenciarmos tudo o que você precisa, através do WhatsApp (21) 97254-3286 ou clicando aqui.

 
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É que você cresça de forma organizada.
 
Não cresça acumulando riscos. ________________________________________________________________________________
 
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Nós escrevemos pensando em vocês.
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