Procurando uma entrevista imperdível com contabilidade especializada para criadores de conteúdo ?
Você está no lugar certo! A Francel Menezes Contabilidade oferece serviços contábeis focados em criadores de conteúdo digital.
Este material é essencial para quem trabalha com produção de conteúdo online (como YouTube, blogs, Instagram, Facebook e outras plataformas) e busca informações sobre contabilidade para youtubers, imposto de renda, e abertura de empresa para esse público.
Se seus rendimentos provêm do Google AdSense, publicidade, promoções de marcas, produtos, serviços e empresas, aqui você encontrará muitos esclarecimentos e dicas para organizar sua vida financeira e otimizar seu negócio digital.
Você entenderá como a contabilidade pode ser uma aliada e conhecerá nossa visão sobre os empreendedores digitais que admiramos.
No escritório Francel Menezes Contabilidade, participamos de uma entrevista sobre temas como imposto de renda, abertura de empresas e contabilidade para youtubers, blogueiros e influencers digitais, e disponibilizamos aqui todas as perguntas e respostas.
Estamos sempre criando conteúdos valiosos para produtores de conteúdo, e este é um dos nossos melhores artigos. Nele, você também poderá acessar outros textos relevantes sobre o tema.
Esperamos que este conteúdo seja enriquecedor e ajude no seu aprendizado.
Seja bem-vindo e sinta-se à vontade.
Aproveite a leitura!
1- Contabilidade para Youtubers: Como é a assessoria tributária para youtubers, blogueiros e influenciadores digitais?
Existem diversas formas de entender este público, que é predominantemente composto por pessoas jovens.
Além disso, há aqueles que, com coragem, decidiram trocar o emprego formal pela produção autônoma de conteúdo, e outros que decidiram equilibrar o trabalho convencional com suas atividades online.
Enquanto muitos criticam e julgam youtubers, blogueiros e influenciadores, nós optamos por olhar com empatia, respeito e compreender que esses profissionais estão apenas começando suas carreiras como criadores de conteúdo e precisam de apoio.
Muitos deles nunca tiveram experiência com o mercado de trabalho ou empreendedorismo, o que torna essencial a presença de um contador disposto a ser um mentor, um grande amigo, capaz de simplificar as complexas questões tributárias em uma linguagem clara e acessível.
Não adianta usar jargões contábeis, fiscais ou jurídicos ao falar de contabilidade para youtubers. É necessário adaptar a linguagem.
Devemos ser humildes, simples e empáticos, colocando-nos no lugar desses empreendedores iniciantes e explicando da melhor forma possível tudo o que precisam saber.
Essas pessoas precisam de esclarecimentos sobre questões financeiras básicas, mas também de orientações mais técnicas e sobre planejamento tributário, essenciais para organizar suas atividades de produção de conteúdo.
Empreender no Brasil não é fácil; exige conhecimento das complexas burocracias e orientação de um profissional com experiência na área de atuação do empreendedor.
Por que, então, é essencial contratar uma contabilidade especializada para youtubers, influenciadores, blogueiros e produtores de conteúdo?
Assim como um médico precisa de um contador com experiência no setor de saúde, é fundamental que um produtor de conteúdo contrate um contador especializado em sua área.
Portanto, se você é youtuber, influenciador ou blogueiro, procure um contador especializado que já tenha atendido muitos produtores de conteúdo.
Prestar assessoria tributária e contábil para youtubers tem sido um prazer, mas também um desafio. Afinal, trata-se de uma atividade nova no Brasil, com normas tributárias ainda em desenvolvimento, como acontece com qualquer setor emergente.
Assim, ajudar esses profissionais exige uma compreensão técnica das regras fiscais para garantir que sejam seguidas corretamente.
Isso envolve estudo contínuo, especialização, experiência prática e uma dedicação incansável.
Muitos desses produtores nos inspiram. Como não se inspirar em jovens que transformam ideias em conteúdo digital e, rapidamente, alcançam independência financeira?
Nosso principal objetivo é apoiar esses empreendedores, agregar valor ao seu negócio digital e fornecer informações úteis que façam diferença nas decisões e escolhas que tomam.
Nosso compromisso vai além da consultoria contábil tradicional; buscamos construir parcerias duradouras e contribuir de forma significativa para o sucesso contínuo de cada empreendedor digital que confia em nosso apoio.
2- O que você pensa sobre a produção de conteúdo em plataformas como YouTube, blogs, Instagram, Facebook, Twitch e outras?
Os conteúdos compartilhados em plataformas como YouTube, blogs, sites, Instagram, Facebook, Telegram, Close Friends e similares possuem um grande poder de alcance.
A produção de conteúdo online tem transformado muitas profissões, mudando a forma como os profissionais atuam.
Qualquer pessoa pode criar um canal no YouTube e produzir conteúdo profissional que gere monetização através do Google AdSense. Além disso, também podem ser contratados por empresas e marcas para promover produtos e serviços diretamente.
Por exemplo, ao procurar informações para resolver um problema doméstico, encontrei um excelente vídeo de um eletricista em um canal do YouTube.
Professores podem criar canais no YouTube para aulas online; entusiastas de carros, motos e esportes podem criar canais para compartilhar novidades sobre esses temas; quem trabalha com artesanato, música, arte e dança também tem essa possibilidade; e até profissionais como eletricistas, pedreiros e jardineiros podem compartilhar seus conhecimentos.
A lista é interminável.
Pessoas que não têm uma profissão tradicional podem transformar uma ideia em um canal de sucesso no YouTube, com monetização relevante.
Ou seja, a produção de conteúdo é uma nova e promissora alternativa de trabalho. O que se precisa é vontade e dedicação.
Vale destacar que a pandemia de coronavírus (Covid-19) acelerou consideravelmente o consumo de conteúdo digital.
Seja pela ociosidade de muitas pessoas durante a quarentena, pela necessidade de informação, pelo desejo de compartilhar conhecimento ou pela necessidade de comprar, o fato é que nossa cultura digital foi impulsionada.
Como isso aconteceu?
O uso de aplicativos e plataformas online cresceu significativamente.
Mais pessoas aderiram ao e-commerce.
O número de pessoas que fazem cursos online (EAD) aumentou.
Mais pessoas assinaram serviços de streaming como Netflix, Prime Video, entre outros.
O uso de plataformas como Instagram, Facebook, blogs e YouTube, que veiculam anúncios, também foi amplificado.
Acreditamos que essa é uma mudança irreversível, um verdadeiro ponto de virada cultural.
Agora, o conteúdo de youtubers, influenciadores e blogueiros será ainda mais consumido.
Outro aspecto relevante é a transformação no marketing. Já não é novidade que o marketing digital é a maneira mais eficaz de divulgar uma marca, ideia, produto ou serviço.
Embora o marketing offline ainda exista, ele está cada vez menos em uso.
Com isso, o marketing de influência tem se expandido.
Empresas de todos os portes apostam no poder de persuasão e na capacidade de conversão de clientes que influenciadores digitais, como instagrammers, possuem.
Portanto, além dos ganhos com Google AdSense provenientes dos conteúdos no YouTube e blogs, a atuação como influenciador digital em plataformas como Instagram e YouTube também pode gerar excelentes oportunidades.
A versatilidade das atuações digitais não apenas enriquece a experiência do público, mas também cria novas possibilidades de renda e amplia o alcance do influenciador digital.
3 – A Francel Menezes contabilidade presta serviços de Contabilidade para youtubers para produtores de conteúdo de todo Brasil?
Sim, atendemos clientes de diversas regiões do Brasil e até de outros países.
Todo o atendimento pode ser feito por e-mail, WhatsApp, ligações e reuniões online. Nosso compromisso é oferecer suporte a todos que necessitem.
A contabilidade para youtubers pode ser totalmente realizada de forma digital.
Com o uso de plataformas especializadas, conseguimos simplificar o processo contábil, proporcionando aos criadores de conteúdo uma gestão financeira mais prática e flexível.
4 – Quantos seguidores têm os youtubers e influencers que a Francel Menezes contabilidade assessora?
Atendemos youtubers e influenciadores de diferentes tamanhos e segmentos. O número de seguidores varia consideravelmente de cliente para cliente, dependendo do nicho, tipo de conteúdo e do tempo de atuação no YouTube ou Instagram.
Atualmente, temos clientes com 11, 13 e 14 milhões de seguidores, mas também atendemos aqueles com 200, 300, 500 mil seguidores ou até menos.
Como mencionamos anteriormente, nosso objetivo é ajudar e oferecer suporte a todos, independentemente da quantidade de seguidores ou da localização.
Se você ainda não tem seguidores no seu canal no YouTube ou Instagram, pode entrar em contato conosco. Estamos prontos para ajudar e orientar desde o início.
Aliás, o ideal é que o produtor de conteúdo busque se informar sobre suas obrigações tributárias antes de começar a gerar receita, seja com o Google AdSense ou com rendimentos provenientes de publicidade direta (marketing de influência). O planejamento antecipado é essencial.
Está gostando de aprender mais sobre nossa abordagem em contabilidade para youtubers?
Nosso objetivo é oferecer informações valiosas sobre como a contabilidade pode ser uma aliada estratégica no sucesso dos criadores de conteúdo online.
5 – Por que a Francel Menezes contabilidade é especializada em youtubers, blogueiros e influencers?
Primeiramente, é importante destacar que somos formados em Ciências Contábeis e temos especialização e pós-graduação (MBA) em gestão tributária, tributos federais, auditoria e controladoria.
Nossa especialização em youtubers, blogueiros e influenciadores vem da experiência adquirida ao longo dos últimos 7 anos, atendendo centenas de produtores de conteúdo.
Durante esse período, ouvimos, conversamos, analisamos e estudamos as necessidades de cada cliente, considerando suas particularidades, o que nos proporcionou uma vasta experiência com casos de produtores de conteúdo em plataformas como YouTube, blogs, Instagram e muitas outras.
A contabilidade para youtubers é uma área bastante específica, que exige não apenas formação, mas também experiência prática nesse nicho.
Contar com um contador especializado não só facilita a gestão financeira, mas também garante que os youtubers tomem decisões informadas e estratégicas em sua trajetória online.
6 – Por que a Francel Menezes contabilidade escreve tantos artigos voltados para os youtubers, influencers e blogueiros?
A produção de conteúdo é uma atividade relativamente nova no mercado e na economia, o que resulta em uma escassez de informações técnicas adequadas para ajudar os produtores de conteúdo de maneira eficaz.
Frequentemente, encontramos conteúdos de pessoas sem o conhecimento técnico necessário, oferecendo “dicas” equivocadas ou erradas.
Quem busca informações no Google ou no YouTube precisa ser cauteloso e atento, pois muitos conteúdos são criados apenas para atrair visualizações e seguidores, sem oferecer orientações realmente úteis.
Diante da falta de informações precisas e técnicas na internet, decidimos produzir conteúdos frequentes voltados para esses produtores, com o intuito de orientá-los, agregar valor aos seus negócios e entregar informações relevantes e práticas que realmente façam a diferença em suas trajetórias.
Nosso objetivo é esclarecer pontos obscuros e dúvidas sobre as normas tributárias, alertando sobre as obrigações fiscais e o risco de fiscalização e multas pela Receita Federal caso o imposto não seja pago ou a declaração de Imposto de Renda não seja entregue.
Além disso, nos comprometemos a orientar sobre as melhores práticas para o cumprimento das obrigações tributárias, visando evitar complicações e penalidades.
7 – Qual é a maior dificuldade dos youtubers, blogueiros e influencers?
Do ponto de vista tributário, a principal questão é o desconhecimento das obrigações fiscais e a importância de uma Contabilidade especializada para youtubers.
Muitos youtubers, blogueiros e influencers que nos procuram não tinham conhecimento sobre a obrigatoriedade de pagar imposto de renda sobre os rendimentos do Google AdSense (originados do exterior) nem sobre a necessidade de entregar anualmente a declaração de Imposto de Renda.
Nosso trabalho inicial é esclarecer todas as obrigações tributárias que envolvem os produtores de conteúdo e, em seguida, regularizar pendências fiscais de períodos anteriores, além de orientá-los para atuar corretamente e sem riscos a partir desse momento.
Nos dedicamos a oferecer suporte especializado para que os produtores de conteúdo possam concentrar seus esforços no desenvolvimento de seus projetos, com a segurança de que a gestão tributária está sendo conduzida de maneira adequada.
8 – Alguns youtubers e blogueiros já tiveram problemas com bancos para receber os ganhos do adsense (ganhos do exterior). O que você sugere?
Sim, essas questões podem ocorrer por diferentes motivos.
Alguns bancos ou agências bancárias não têm experiência com pessoas que recebem do Google AdSense. Já observamos casos em que o produtor de conteúdo precisava apenas apresentar uma declaração informando a origem dos rendimentos, e outros casos em que bastava comparecer ao banco para assinar documentos, caso os valores tivessem ultrapassado determinado patamar.
O ideal é que os produtores de conteúdo utilizem bancos que possuam setores especializados e compreendam os recebimentos do Google AdSense.
Se surgirem mais dúvidas ou se precisar de orientações sobre serviços bancários, estamos prontos para auxiliar e fornecer informações claras para facilitar a tomada de decisão.
9 – Muitos youtubers, blogueiros e influencers têm despesas com colaboradores. Há algum detalhe a observar sobre isso?
Sim, muitos youtubers, blogueiros e influencers costumam contratar colaboradores para terceirizar algumas atividades, como a edição de vídeos, criação e edição de imagens, dublagens, narração, participação em vídeos, entre outras tarefas.
O ideal é que todos os pagamentos realizados aos colaboradores sejam formalizados por meio de recibos ou notas fiscais, e, sempre que possível, contratos.
Essa formalização influencia diretamente no cálculo do imposto de renda.
Estamos aqui para oferecer suporte no entendimento e na aplicação das melhores práticas tributárias, adaptadas às particularidades de sua situação.
10 – Youtubers, blogueiros e influencers precisam pagar imposto de renda?
Youtubers, blogueiros e influencers que recebem rendimentos do seu canal no YouTube ou blog (Google AdSense) e de publicidade precisam pagar o imposto de renda pessoa física mensalmente, de acordo com a regra do carnê-leão. O imposto deve ser pago no mês seguinte ao recebimento dos ganhos.
Caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e não tenha entregue a sua declaração de imposto de renda, podemos regularizar o seu caso.
Basta entrar em contato através do WhatsApp pelo número (21) 97254-3286 ou clicando aqui.
Aguardamos seu contato e a oportunidade de colaborar para o sucesso de suas finanças e empreendimentos.
11 – Youtubers, blogueiros e influencers podem ser fiscalizados pela Receita Federal do Brasil?
A Receita Federal do Brasil tem 5 anos para fiscalizar os youtubers, blogueiros e influencers que não pagarem o imposto de renda ou não entregarem a declaração de imposto de renda pessoa física.
Para assegurar conformidade e evitar transtornos, é aconselhável contar com uma assessoria tributária especializada, que ofereça suporte na interpretação e aplicação das normas fiscais.
12 – Youtubers, blogueiros e influencers podem ser multados pela Receita Federal do Brasil?
O imposto de renda pessoa física não pago pelos youtubers, blogueiros e influencers poderá ser cobrado pela Receita Federal do Brasil com acréscimo de juros Selic e multa punitiva de 75% do valor do imposto não pago.
Em algumas fiscalizações, em casos de não cumprimento da regra do carnê leão, a Receita Federal, além dos juros e da multa especificados acima, ainda cobra uma multa de 50% do valor não pago durante o ano calendário.
Duas multas? Sim. Uma pela omissão de rendimentos (75%) e outra pelo não cumprimento da regra do carnê leão (50%).
É melhor não arriscar e regularizar o seu caso o quanto antes.
Estamos aqui para oferecer suporte e orientação durante todo o processo de regularização, assegurando que cada passo seja conduzido de maneira eficaz e de acordo com as normas vigentes.
13 – Youtubers, blogueiros e influencers podem abrir uma empresa para atuar na produção de conteúdo como pessoa jurídica? Qual seria a vantagem?
Sim. É possível abrir uma empresa (pessoa jurídica) e o maior benefício, sem dúvidas, está na redução da carga tributária. Os percentuais de tributação para empresa são muito menores do que os percentuais de tributação para pessoa física.
Além disso, também há a possibilidade de emitir notas fiscais em trabalhos de publicidade, contribuir para a Previdência social (INSS) e garantir os benefícios de aposentadoria, auxílio-doença, acidente de trabalho, dentre outros.
Nosso desejo é que os conteúdos em nosso site acrescentem significativamente ao seu conhecimento.
14 – Qual é o CNAE apropriado para a empresa dos youtubers, influencers e blogueiros?
CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Em outras palavras, na teoria, para cada atividade econômica existente, existe um código que deve ser atribuído nos documentos e atos de registros da empresa. São chamados de códigos de atividades econômicas.
Na prática, existem algumas atividades que não possuem um código de atividade econômica na tabela CNAE, que seja exato, preciso, e que reflita exatamente a atividade.
Isso ocorre normalmente com atividades novas na economia. Quando este é o caso, normalmente os profissionais especializados em abertura de empresa inserem na empresa um conjunto de códigos para abranger todas as atividades que o empreendedor deseja exercer.
Não há um código de atividade específico para a atividade de youtuber, blogueiro e influencer.
Por isso, abra a sua empresa com uma Contabilidade especializada para youtubers, blogueiros e influencers. Com base na sua experiência e diversos estudos sobre o assunto, podemos escolher o conjunto de códigos mais adequado para a sua empresa.
Estamos à sua disposição. Conte conosco para auxiliá-lo em cada passo, buscando sempre sua satisfação e tranquilidade.
15 – Youtubers e influencers podem ser MEI (microempreendedor individual)?
Há uma lista de atividades que podem ser exercidas como MEI na norma, e entendemos que a atividade exercida pelos youtubers e influencers não está relacionada nesta lista.
Portanto, entendemos que o youtuber e influencer que deseja abrir uma empresa para produzir conteúdo deve abrir uma microempresa (ME).
Existem entendimentos diferentes na internet (em vídeos no YouTube principalmente), mas como comentamos acima, tenha cuidado com conteúdos publicados por pessoas que não possuem conhecimento técnico e profissional sobre questões tributárias, contábeis e de abertura de empresas.
A lista de atividades permitidas é taxativa. Só podem ser exercidas como MEI as atividades que estão ali. Se não estiver, não pode. Simples assim.
Sabemos que existem pessoas que abrem um MEI atribuindo ao CNPJ uma atividade permitida na lista, apenas para disfarçar.
Já ouviu aquela frase que diz “O barato sai caro”?
Pois assim será, já que a Receita Federal, a qualquer momento, poderá cobrar todo o seu imposto de renda pessoa física, ainda que você tenha pago imposto como MEI durante todo o período de existência do MEI.
Lembre-se: a Receita Federal tem 5 anos para fiscalizar.
Um escritório especializado em Contabilidade para youtubers é fundamental para o seu sucesso.
Estamos aqui para simplificar a gestão financeira, permitindo que você concentre sua energia na criação de conteúdo e no desenvolvimento da sua presença online.
16 – Se você pudesse dar um conselho aos youtubers, influencers e blogueiros, qual você daria?
De forma bem objetiva, produzam conteúdo com qualidade e responsabilidade.
Tomem o máximo de cuidado para não produzirem conteúdos, ainda que sem querer, que possam trazer riscos para outras pessoas (crianças, inclusive), ofender a cor, a sexualidade ou o jeito de ser das pessoas.
Nada de vídeos que incitem a violência, o ódio, o preconceito e qualquer coisa danosa para a sociedade.
Muitos youtubers e influencers já foram processados por vídeos ofensivos, mancharam a sua imagem e a sua carreira, e ainda tiveram que arcar com indenizações decorrentes de processos judiciais.
Neste artigo, escrevemos sobre as diretrizes e políticas do YouTube que devem ser seguidas. Caso não cumpram, vocês podem ter os seus vídeos suspensos ou o canal banido.
E além disso, fiquem atentos às suas obrigações tributárias.
Lembrem-se: mantenham o seu imposto de renda em dia para evitar problemas com a Receita Federal.
O que adianta trabalhar pesado na produção de conteúdo e, em determinado momento, gastar todo o patrimônio acumulado pagando multas da Receita Federal do Brasil?
Um escritório especializado em Contabilidade para youtubers compreende a importância de uma gestão fiscal eficiente. Estamos aqui para ajudar a evitar surpresas desagradáveis e garantir que seus esforços se traduzam em prosperidade financeira a longo prazo.
Contador para criadores de conteúdos digitais
A contabilidade é fundamental para qualquer negócio, e com os criadores de conteúdo digital não é diferente. Ela vai além de apenas organizar as finanças e pagar impostos. A contabilidade oferece uma visão clara e precisa do desempenho financeiro do criador de conteúdo, permitindo que ele tome decisões estratégicas e inteligentes para o crescimento do seu negócio.
Um contador especializado em criadores de conteúdo digital compreende as particularidades dessa indústria e pode oferecer orientações valiosas. Eles podem ajudar o criador de conteúdo a entender melhor seus ganhos e despesas, identificar oportunidades de redução de custos, planejar investimentos e até mesmo otimizar a estrutura de negócio, seja como pessoa física ou jurídica.
Além disso, a contabilidade é essencial para garantir a conformidade com as leis fiscais e evitar problemas legais futuros. Com a crescente atenção dos órgãos reguladores para os influenciadores digitais, é fundamental estar em dia com as obrigações fiscais e evitar multas e penalidades.
Portanto, se você é um criador de conteúdo digital, seja um influenciador, youtuber ou blogueiro, não subestime a importância da contabilidade. Contrate um contador especializado e tenha uma visão clara e estratégica das suas finanças. Invista no crescimento do seu negócio e garanta um futuro sólido e próspero.
O que você achou deste nosso conteúdo “Entrevista imperdível com contabilidade especializada para criadores de conteúdo” ?
Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.
Conseguiu entender melhor o assunto ?
Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato.
Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo ?
Então compartilhe com esta pessoa.
Sabe qual é o nosso maior desejo?
É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.
______________________________________________________________
Também temos outros artigos, caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.
Nós escrevemos pensando em vocês.
Imposto de renda para Camgirls: Como funciona?
Imposto de renda para Streamers: Como declarar?
Imposto de renda para Blogueiros: Como pagar?
Imposto de renda para Gamers: Como regularizar?
Imposto de renda para Influencers Digitais: Como calcular?
Imposto de renda para ganhos do Google Adsense: Como pagar?
Imposto de renda para atores: Como funciona?
Imposto de renda para afiliados: Como pagar?
Imposto de renda para Infoprodutores: Como regularizar?
Imposto de renda para desenvolvedores: Como quitar?
Pensão alimentícia: Como pagar o imposto de renda e declarar?
Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade.
______________________________________________________________
A Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:
– Área da Saúde: Médicos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Dentistas, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde.
– Empreendedores digitais: Youtubers, influencers, Blogueiros, Parceiros do Google adsense, Infoprodutores, Afiliados, Gamers, Streamers, Modelos produtoras de conteúdo, Profissionais de marketing, freelancers, Profissionais de T.I, Programadores, Desenvolvedores, arquitetos e Designers.
Ah, não deixe de conhecer o nosso Blog de Notícias Empresariais. Nosso primeiro site.
Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.
Escritório Francel Menezes Contabilidade
E-mail: [email protected]
Instagram: @francelm_contabilidade
Site: Francel Menezes Contabilidade
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/
Telefone (21) 2671-9155