Monetização de streamers – imposto de renda e carnê leão

Está gostando? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Está buscando informações sobre a monetização de streamers, imposto de renda e carnê-leão?

Parabéns, você está no lugar certo!

Sejam bem-vindos ao Escritório Francel Menezes Contabilidade!

Nosso objetivo aqui é esclarecer as questões tributárias relacionadas à sua atividade e aos rendimentos que vocês recebem de plataformas online, como Twitch, Mixer, Steam, Facebook, YouTube, entre outras.

Caso surjam dúvidas, é só nos enviar um e-mail ou entrar em contato pelo WhatsApp (21) 97254-3286, ou ainda clicar no botão flutuante desta página.

De acordo com a legislação do Imposto de Renda Pessoa Física, está sujeita ao carnê-leão a pessoa física residente no Brasil que receba, entre outros, rendimentos pela prestação de serviços para outras pessoas físicas (sem vínculo empregatício) ou rendimentos do exterior.

Portanto, profissionais como médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, entre outros, que atuam como pessoa física e recebem pagamentos de outras pessoas físicas, devem calcular mensalmente o imposto de renda sobre esses rendimentos. Caso haja imposto a pagar, o pagamento deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte. Além disso, é necessário informar esses rendimentos na Declaração de Ajuste Anual no ano seguinte, conhecida como Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).

É comum que recebamos e-mails e telefonemas de profissionais como streamers, influencers, youtubers e blogueiros, que alegam não saber sobre essa obrigatoriedade. Na maioria das vezes, essas pessoas já estão há meses ou até anos recebendo, sem calcular o imposto mensalmente e pagar dentro do prazo, através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Vale ressaltar que essa obrigação do carnê-leão não se aplica apenas a profissionais de saúde. Ela se aplica a todos que prestam serviços como pessoa física (sem vínculo empregatício) para outras pessoas físicas e também àqueles que recebem rendimentos do exterior. Ou seja, streamers, influencers, youtubers, blogueiros, entre outros, também estão sujeitos a essa regra.

Muitos se surpreendem ao saber que podem ser fiscalizados a qualquer momento pela Receita Federal, que pode aplicar multas pesadas em caso de omissão de pagamento. A multa por não pagar o imposto devida pode ser de até 75% do valor do imposto não pago, além da cobrança de juros por atraso.

Por isso, o mais recomendável é regularizar a situação o quanto antes, especialmente antes que a Receita Federal inicie uma fiscalização. Assim, será possível regularizar a situação pagando apenas o imposto devido, com os encargos por atraso (juros e multa de mora).

Para os profissionais de saúde, há um facilitador adicional. A Receita Federal consegue identificar médicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais da saúde que não estão declarando os rendimentos, graças ao fato de seus pacientes poderem deduzir os pagamentos feitos a esses profissionais na base de cálculo do imposto de renda.

Ou seja, o paciente informa as despesas com consultas médicas, odontológicas, psicológicas, entre outras, em sua própria declaração de IR, identificando o profissional pelo nome e CPF. A Receita Federal cruza essas informações com as declarações dos próprios profissionais e, caso os rendimentos não sejam declarados, a divergência é detectada de imediato.

Já no caso dos rendimentos provenientes do exterior, a Receita Federal possui diversas formas de cruzar informações e detectar omissões. Uma delas é através da e-financeira, uma espécie de declaração transmitida pelas instituições financeiras, que permite à Receita conhecer detalhes sobre movimentações bancárias, saldos de contas e outras informações.

Evite riscos fiscais! Oferecemos planos mensais para manter o seu carnê-leão em dia, calcular seu imposto, enviar a guia para pagamento, escriturar o seu livro caixa, entre outros serviços.

Podemos calcular os impostos devidos pelos meses anteriores e orientá-lo sobre a melhor forma de regularizar sua situação fiscal.

 

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF)

Todo ano, entre março e abril, os contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda devem preencher e transmitir sua declaração, consolidando os rendimentos do ano anterior, as despesas dedutíveis, e os bens, direitos e obrigações.

Quem não cumprir o prazo de entrega, que vai até o dia 30 de abril, estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,00 pela não entrega dentro do prazo. Caso a Receita Federal identifique omissões de rendimentos e não pagamento do imposto, o contribuinte poderá ser multado em até 75% do valor do imposto não pago, além do recolhimento do imposto com juros e multas.

Podemos preencher e transmitir a sua declaração para você. Conte conosco!

Está gostando do nosso conteúdo sobre “Monetização de streamers – imposto de renda e carnê leão?”.

 

Abertura de Empresa e Registro de Marca

Para os profissionais que desejam atuar como pessoa jurídica, também oferecemos serviços de legalização de empresas e registro de marcas.

Com isso, é possível emitir notas fiscais, formalizar contratos de trabalho, recolher a contribuição previdenciária (INSS) como empresário, garantindo assim a aposentadoria e outros benefícios. Além disso, em muitos casos, a carga tributária de uma pessoa jurídica é inferior à de um profissional atuando como pessoa física.

Se você está pensando em registrar sua empresa ou produto como uma marca, podemos ajudar com esse processo também. Com tanto empenho dedicado ao seu trabalho e à construção de sua identidade, que tal garantir seus direitos de propriedade e evitar que terceiros registrem o nome de sua empresa ou produto antes de você?

 

Serviços do Escritório Francel Menezes Contabilidade

Nós, do Escritório Francel Menezes Contabilidade, oferecemos serviços completos de contabilidade, assessoria tributária, Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, microempresa), e registro de marcas para youtubers, blogueiros, influenciadores digitais, streamers, gamers, produtores de cursos online, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos e softwares, entre outros profissionais, incluindo da área da saúde, engenheiros e arquitetos.

Podemos regularizar sua situação fiscal perante a Receita Federal caso você tenha deixado de pagar impostos nos meses anteriores e orientá-lo sobre a melhor forma de exercer sua atividade de maneira regular, com menos tributos e sem riscos fiscais.

Para mais informações sobre a tributação de youtubers, influencers digitais, streamers, blogueiros e outros profissionais, convidamos você a conferir nossas publicações relacionadas ao tema, que podem ser acessadas abaixo.

 

Escrevemos pensando em você!

O que você achou deste nosso conteúdo ?

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.

Conseguiu entender melhor o assunto sobre  Monetização de streamers – imposto de renda e carnê leão?

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato.

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo?

Então compartilhe com esta pessoa.

Sabe qual é o nosso maior desejo?

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

______________________________________________________________

Também temos outros artigos, caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.   

Nós escrevemos pensando em vocês.   

Imposto de renda para Camgirls: Como funciona?

Imposto de renda para Streamers: Como declarar?

Imposto de renda para Blogueiros: Como pagar?

Imposto de renda para Gamers: Como regularizar?

Imposto de renda para Influencers Digitais: Como calcular?

Imposto de renda para ganhos do Google Adsense: Como pagar?

Imposto de renda para atores: Como funciona?

Imposto de renda para afiliados: Como pagar?

Imposto de renda para Infoprodutores: Como regularizar?

Imposto de renda para desenvolvedores: Como quitar?

Pensão alimentícia: Como pagar o imposto de renda e declarar?

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade.

______________________________________________________________

Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:  

– Área da Saúde: MédicosPsicólogosFonoaudiólogosDentistasNutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde. 

– Empreendedores digitais: YoutubersinfluencersBlogueirosParceiros do Google adsenseInfoprodutoresAfiliadosGamersStreamersModelos produtoras de conteúdoProfissionais de marketingfreelancersProfissionais de T.IProgramadoresDesenvolvedoresarquitetos e Designers. 

Ah, não deixe de conhecer o nosso Blog de Notícias Empresariais. Nosso primeiro site. 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.  

Escritório Francel Menezes Contabilidade  

E-mail: [email protected]  

Instagram: @francelm_contabilidade  

Canal no youtube  

Site: Francel Menezes Contabilidade

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/  

Telefone (21) 2671-9155 

Assine a nossa Newsletter

Receba atualização e aprenda com os melhores

Aproveite e veja também:

Declaração de imposto de renda - dados necessários
Imposto de renda

Declaração de imposto de renda – dados necessários

Dados necessários para elaborar e transmitir a declaração de imposto de renda pessoa física (influencers, youtubers, streamers, afiliados, monetizze, eduz, hotmart, twitch, facebook, instagram, upwork, steam, edugram, yesirards).

Leia mais »

Válida até 31/12/2024 

Não perca.     

Fale conosco no Whatsapp agora mesmo.